top of page

Mianmar registra maior terremoto em um século, com impactos na Tailândia e Vietnã

  • Foto do escritor: renato cordova
    renato cordova
  • 28 de mar.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 3 de abr.

De magnitude 7,7 causa destruição e leva a suspensão de operações na bolsa tailandesa




Um poderoso terremoto de magnitude 7,7 atingiu Mianmar nesta sexta-feira (28), sendo considerado o maior tremor no país em 100 anos. O sismo, que também afetou Tailândia e Vietnã, provocou o desabamento de edifícios, interrupção em serviços públicos e uma corrida em massa para áreas abertas em meio ao pânico.

Detalhes do terremoto

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro foi localizado a 16 km a noroeste de Sagaing, Mianmar, a uma profundidade de 10 km. O tremor ocorreu por volta das 13h21 (horário local) e foi seguido por um novo abalo de magnitude 6,4 na mesma região.

O terremoto foi sentido com intensidade em Bangcoc, onde um prédio em construção de 30 andares desabou, deixando uma pessoa morta e cerca de 50 feridas. Equipes de resgate trabalham para localizar possíveis vítimas sob os escombros.

Impactos na Tailândia

  • Bolsa suspensa: A bolsa de valores e de futuros da Tailândia interrompeu as negociações temporariamente.

  • Emergência declarada: A primeira-ministra Paetongtarn Shinawatra declarou Bangcoc como "zona de emergência" e ativou um centro de crise 24 horas.

  • Queda do baht: A moeda tailandesa desvalorizou 0,4% frente ao dólar, mas o Banco da Tailândia afirmou que o sistema financeiro opera normalmente.

  • Transportes paralisados: Serviços de metrô, trens e ônibus foram interrompidos como medida de segurança.

Relatos de pânico e evacuações

Moradores e turistas relataram cenas de caos nas ruas de Bangcoc, com pessoas correndo para fora de prédios em busca de segurança.

"No começo achei que era vento, até ver todo mundo saindo dos edifícios. Nunca senti um tremor tão forte", disse Noi, 60 anos, empregada doméstica em Bangcoc.

Situação em Mianmar

O país, já em meio a uma guerra civil e sob regime militar, decretou estado de emergência em várias regiões, incluindo Mandalay e Naypyidaw (capital administrativa). A extensão dos danos ainda está sendo avaliada devido à limitação de informações sob o governo da junta.

Próximos passos

Autoridades tailandesas monitoram possíveis réplicas e avaliam danos estruturais em edifícios. Enquanto isso, o Vietnã também registrou evacuações preventivas em cidades próximas à fronteira com Mianmar.

O terremoto é o mais forte registrado no mundo desde 2023, segundo dados do USGS.

Comentários


bottom of page